A nossa história
O Grupo Desportivo Bairrense foi fundado em 30 de Dezembro de 1983, no Cartório Notarial de Vila Viçosa, por um grupo de onze calipolenses, que viram na criação desta associação um modo de poderem praticar desporto e organizar eventos culturais de forma organizada e legalizada.
Eduardo Almeida, primeiro Presidente e sócio fundador, em conjunto com os outros sócios fundadores, José Fontainhas, José Marques, Raul Lapa, João Batanete, Eugénio Neutel, João Rodrigues, António Rodrigues, Quintino Garcia, Joaquim Pernas e Alcidio Lopes, deram assim início a uma história que caminha hoje para 40 anos de existência ao serviço do associativismo. Pelo caminho, tornámo-nos Associação de Utilidade Pública (Diário da Rep. II Série de 22/05/90), inscrevemo-nos no RNAJ (Registo Nacional de Associações Juvenis n.º 07.14.018), tornámo-nos CCD (Centro de Cultura e Desporto do INATEL, n.º 3733). Criámos Secções com actividades em várias áreas do desporto, da cultura e da recreação. Demos resposta às necessidades que foram surgindo por quem nos procura. Iniciámos a prática de modalidades desportivas que foram da Natação ao Basquetebol, Futebol e Futsal. Organizámos Intercâmbios em Portugal e além fronteiras, Campos de Férias, Campos de Trabalho, Programas Ocupacionais. Participámos em eventos variados no nosso concelho e fora dele. Conquistámos Taças e Títulos. Obtivemos reconhecimento no distrito e a nível nacional. Mas mantemos o nosso objetivo primordial. O objectivo dos sócios fundadores, "promover o desenvolvimento desportivo e cultural dos seus associados e em especial dos mais jovens, cooperando com todos os organismos públicos e privados congéneres no prosseguimento dos objetivos da associação".
A nossa missão
Desde sempre, o Bairrense tem como missão proporcionar atividades saudáveis e dinâmicas à juventude calipolense e não só. Tentamos constantemente reunir apoios, para oferecer à população um leque de atividades de índole desportivo, cultural e recreativo. Lutamos diariamente contra as disparidades e assimetrias, com que os nossos jovens se deparam no interior alentejano. Tentamos diluir essas assimetrias com atividades integradoras e facilitadoras do acesso às novas tecnologias, à cultura e à recreação. Apostamos forte no desenvolvimento tecnológico, essencial numa sociedade global, mas não esquecemos a nossa memória ancestral através da prática dos Jogos Tradicionais, ou a cultura através da aprendizagem da música.
Os nossos valores
O Bairrense compreende o valor de fornecer as ferramentas, recursos e apoios necessários aos jovens para que atinjam seu potencial. Desde a nossa fundação em 1983, que os nossos valores se pautam pela solidariedade, humildade e altruísmo. Com o pouco conseguir fazer muito, sempre foi um dos nossos lemas. Nós vamos até onde for possível para que os nossos jovens se tornem cidadãos responsáveis. No Bairrense aprendem que nem sempre se ganha, mas é possível perder com dignidade. Nem sempre se consegue atingir os objetivos a que nos propomos, mas pior seria não lutar por eles.